|Pão de leite

A primeira receita do blog, é simples e deliciosa! Um pãozinho de leite pra se comer quentinho com manteiga; já quero mais…

Vamos por a mão na massa?

  •  Ingredientes:

-4 xícaras de trigo
-1/2 xícara de açúcar
-1/2 xícara de leite em pó
-20 g de fermento biológico seco
-1 pitada de sal
-1 ovo
-50 g de manteiga derretida
-300 ml de leite
-1 gema para pincelar

– Comece juntando os ingredientes secos em uma tigela, misture bem.

-Depois adicione os líquidos, se o tempo estiver friozinho, coloque o leite morninho (se for quente pode queimar o fermento e seu pão não vai ficar fofinho). Mexa bem com a colher até onde der. Você deve conseguir mexer com a colher até esse ponto:

– Sove a massa por cerca de 15 minutos, até formar o glúten (é quando a massa está homogênea e elástica, ela não rasga quando você puxa a massa; sim, o glúten forma conforme você mexe a massa, Dani Noce me ensinou rs).

– Deixe a massa descansar na tigela, coberta com um pano limpo, dentro do forno desligado ta!? ou microondas (um lugar quentinho), até dobrar de tamanho.                                             

– Divida a massa e modele os pães, essa receita não tem rendimento justamente, porque você escolhe o tamanho e consequentemente quantos pães. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga, pincele uma gema (vai fazer seu pão ficar douradinho, tem gente que mistura uma gema com um pouco de café pronto); não é necessário polvilhar açúcar no pão, isso foi por minha conta e os pequenos cortes também rs. Deixe descansar por mais ou menos 30 minutos, ele vai crescer mais!                                                                                                                             

– Leve para assar no forno lógico pré aquecido à 150º por 30 minutos. Quando estiver douradinho, ta pronto! A foto já tá ali em cima e os pães acabaram…

BOM APETITE!

-Dica importante, tente seguir os ingredientes certinho, a cabeçuda da Elisa, empolgou colocando leite e colocou cerca de 500 ml… acabei tendo problemas pra achar o ponto da massa, ta vendo que na foto do item 2 ela ta com aspecto meio úmido? Então, tive que ir adicionando trigo até achar o ponto, morrendo de medo de dar errado, se você seguir a receita certinho, não vai passar por isso, imagino.

-Dica do forno, a temperatura ideal varia de forno pra forno, no meu por exemplo, se ele assasse à 150º ele ficaria pronto depois de umas 2 hrs, sério kkk… então assei à 260º mais ou menos, você conhece seu forno, então coloca o pão lá e vai observando, se sentir que deve aumentar ou abaixar a temperatura, faça… só tome cuidado porque fogo muito alto pode fazer ficar dourado por fora e cru por dentro, tem que ser uma temperatura relativamente baixa pra ele cozinhar por dentro. 


Post original no canal da Isa Ribeiro:

5 comentários em “|Pão de leite

  1. Gennnnnteeeee, esse pão é bom messsssmooooo…
    Hummmmmmmm eu comi e já quero mais , é uma delícia e nem é difícil de fazer, parece pãozinho de padaria, só que com muito mais amor!!!
    Quem não comeu já pode experimentar e só colocar a mão na massa.
    Bora fazer pão???

Deixe uma resposta